HISTÓRICO



HISTÓRICO DA “EE. PROFª LIRIA YURICO SUMIDA”

                      Em 1955, quando a cidade de Sandovalina ainda era distrito de Presidente Bernardes, para atender a demanda educacional da população que aqui se situava foi fundado o “Grupo Escolar de Sandovalina, oferecendo assim o que denominava na época o estudo primário, atualmente conhecido como primeiro ciclo do Ensino Fundamental onde culminava característica marcante a da entrega de diplomas para os concluintes dos quatro anos de curso.
                      O Grupo Escolar se estabelecia em um prédio estadual onde atualmente se situa o Terminal Rodoviário de Sandovalina. Em 1968 iniciou-se a construção do atual prédio da recente Unidade Escolar. Quando construído foi então em 1969 fundado o “Ginásio Estadual de Sandovalina, que além de continuar atendendo as séries iniciais passou no entanto a atender as séries finais do ensino Fundamental, denominado-se atualmente como segundo ciclo, fundando-se alguns anos depois nesta unidade o colegial em que hoje denomina-se Ensino - Médio.  Em 1976 o Grupo Escolar fundiu-se ao Ginásio, formando assim a Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau de Sandovalina - EEPSG de Sandovalina, porém com o Projeto Lei 416/1983 do Deputado Estadual Mauro Bragato passou finalmente a denominar-se  ( em memória ) EEPSG Profª Liria Yurico Sumida.

A Sra. Liria Yurico Sumida, nascida em 25/02/1951 em Presidente Prudente-SP, descendente de imigrantes japoneses, residindo na cidade de Pirapozinho – SP, veio integrar-se ao corpo docente ministrando aulas de ciências nesta unidade escolar em questão desde 1969, ano da fundação do curso ginasial ; porém, em 16/03/1979 veio a falecer com dez anos de exercício no magistério, carreira que teve início nesta unidade escolar e aqui se findou ainda muito cedo, aos seus vinte e oito anos de idade.
                      Em 1998, acarretou a mudança de denominação de Primeiro e Segundo Grau para o atual Ensino Fundamental e Ensino Médio, onde respectivamente em memória da professora acima citada passou a denominar-se  “EE Profª Liria Yurico Sumida”. No ano 2003, houve a municipalização do Ensino Fundamental, passando assim a ser o prédio escolar estadual a ser compartilhado com os dois tipos de ensino. A “EE Profª Liria Yurico Sumida” oferecendo o Ensino Médio juntamente com a EMEIF E SUPLÊNCIA Monteiro Lobato com a demanda do Ensino Fundamental de primeira a oitava série. Essa parceria decorrente da municipalização do Ensino Fundamental acomodou e compartilhou por quase oito anos suas treze salas de aula, bem como o uso de todos seus recursos tais como a do a biblioteca, sala dos professores, cozinha, quadra esportiva e SAI , sendo assim um ambiente precariamente utilizado pelas duas escolas. Entretanto, a secretaria também era utilizada como sala de Gestão e Coordenação Pedagógica pela “EE Profª Liria Yurico Sumida”, e no entanto a Escola Municipal tinha uma sala de Direção e Secretaria exclusiva para seu uso. Dessa forma o Ensino fundamental funcionava em dois períodos, já a EE Profª Liria Yurico Sumida em três. 

Finalmente, em meados de 2011 a EMEIF E SUPLÊNCIA Monteiro Lobato passou a ocupar seu próprio prédio. Hoje, com esta nova situação, podemos contar com salas exclusivas destinadas à Biblioteca Escolar, Sala Ambiente de Informática , Sala de Gestor, Sala de Coordenação Pedagógica, Sala dos Professores , sala para Projeto de Recuperação Paralela, Sala de Multimídias, sala para Escola da Família, Secretaria, almoxarifado, laboratório, pátio de merenda, cozinha, quadra esportiva coberta, pátio interno, zeladoria, um banheiro feminino e masculino para ala administrativa, banheiros masculinos e femininos para alunos e sete salas de aula, onde conseqüentemente essa mudança proporcionou melhores condições no quadro geral de funcionamento da “EE Profª Liria Yurico Sumida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário